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História

Os anos pioneiros (O início)

Nossa história começa em 1866, quando a Anglo-Swiss Condensed Milk Company abre a primeira fábrica de leite condensado da Europa na Suíça. Henri Nestlé desenvolve um alimento infantil revolucionário em 1867, e em 1905 a empresa criada por ele se funde com a Anglo-Swiss para formar o que hoje é conhecido como Grupo Nestlé. Durante esse período de crescimento das cidades, aumento das estradas de ferro e dos navios a vapor, ocorre uma redução nos custos das commodities, o que estimula o comércio internacional de bens de consumo.

Destaques

 

1866

condensed milk advertising, Milkmaid brand, Anglo-Swiss Condensed Milk Company

 

Os irmãos norte-americanos Charles e George Page ajudam a criar a Anglo-Swiss Condensed Milk Company. Utilizando o leite fresco abundante na Suíça, aplicam o conhecimento adquirido em seu país natal para estabelecer a primeira fábrica de leite condensado da Europa em Cham. Começam a fornecer o produto para as cidades industriais europeias sob a marca Milkmaid, comercializando o produto como uma alternativa segura e de longa duração em relação ao leite fresco.


1867

Henri Nestlé's 'farine lactée

O fundador da Nestlé, o farmacêutico alemão Henri Nestlé, lança sua “Farinha Láctea” em Vevey, Suíça. É uma combinação de leite de vaca, farinha de trigo e açúcar, que Nestlé desenvolve para ser consumida por bebês que não podem ser amamentados, para ajudar a combater as altas taxas de mortalidade infantil. Nessa época ele também começa a usar o atualmente icônico logotipo do Ninho com os passarinhos.


1875

agreement signed by Henri Nestlé

 

Henri Nestlé vende sua empresa e a fábrica em Vevey para três empresários locais. Eles empregam químicos e trabalhadores especializados para expandir a produção e as vendas.


1878

advertising by Anglo-Swiss and Nestlé'

 

Uma concorrência acirrada se desenvolve entre a Nestlé e a Anglo-Swiss, quando ambas as empresas começam a vender versões rivais dos produtos uma da outra: leite condensado e cereal infantil. Ambas as empresas expandem suas vendas e produção no exterior.


1882 – 1902

milk arrival in Cham, Switzerland

 

Em 1882, a Anglo-Swiss chega aos Estados Unidos, mas a morte de George Page frustra seus planos. Em 1902, a empresa vende sua operação norte-americana, o que abre o caminho para uma eventual fusão com a Nestlé.


1904

employees working in a Swiss chocolate factory

 

A Nestlé começa a vender chocolate pela primeira vez, ao assumir os negócios de exportação de Peter & Kohler. O próprio Henri Nestlé tem um papel-chave no desenvolvimento do chocolate ao leite a partir de 1875 ao fornecer leite condensado para seu vizinho em Vevey, Daniel Peter, que o utiliza no desenvolvimento de seu primeiro produto comercial na década de 1880.

A Belle Époque

Em 1905, a Nestlé & Anglo Swiss tem mais de 20 fábricas, e começa a usar subsidiárias no exterior para estabelecer uma rede de vendas que abrange a África, Ásia, América Latina e Austrália. A empresa também se beneficia do período de prosperidade conhecido como “Belle Époque” ou “Bela Época”, marcada pelo forte desenvolvimento artístico, cultural e tecnológico das cidades europeias e se torna uma empresa global de produtos lácteos.

Destaques

1905

Nestlé Anglo-Swiss sales building in London, United Kingdom

A Anglo-Swiss e a Nestlé se fundem para constituir a Nestlé & Anglo-Swiss Milk Company. A empresa tem duas sedes na Suíça, uma em Vevey e outra em Cham, e abre um terceiro escritório em Londres para gerenciar as exportações de produtos lácteos. Ao longo dos anos a empresa expande sua linha de produtos e começa a produzir leite condensado sem açúcar e leite esterilizado.

A sobrevivência durante tempos de guerra

O início da guerra em 1914 resulta em um aumento de demanda por leite condensado e chocolate, mas a escassez de matéria prima e as limitações do comércio entre fronteiras prejudica a produção da Nestlé & Anglo-Swiss. Para solucionar esse problema, a empresa adquire instalações de processamento nos Estados Unidos e na Austrália, e ao final da guerra conta com 40 fábricas.

Destaques

1914

world map indicating supply and distribution channels during World War I

A guerra tem início na Europa e prejudica a produção da empresa, por outro lado, este período hostil provoca o aumento da demanda por produtos lácteos da Nestlé, na forma de grandes contratos governamentais.


1915

Nestlé advertising on a soldiers canteen

O leite condensado tem longa duração e é fácil de transportar, o que o torna popular entre as forças armadas. Por exemplo, em 1915, o Exército Britânico começa a fornecer leite enlatado Nestlé para os soldados em suas rações de emergência. A grande demanda pelo produto significa que as fábricas de leite da empresa precisam trabalhar a todo o vapor.


1916

Molico advertising

Nestlé & Anglo-Swiss adquire a empresa norueguesa de produtos lácteos Egron, que tinha patenteado o processo de secagem por pulverização para produzir leite em pó – produto que começa a comercializar.


1917 - 1918

Warehouse

A escassez de leite na Suíça faz com que a Nestlé & Anglo-Swiss forneça seus suprimentos de leite fresco para ajudar as pessoas nas cidades e vilas. Para atender a demanda de leite condensado das nações em guerra, a empresa compra fábricas norte-americanas e firma contratos de fornecimento com empresas australianas, adquiridas posteriormente.

Crise e Oportunidade

Depois da guerra, a demanda militar por leite condensado declina, causando uma importante crise na Nestlé & Anglo-Swiss em 1921. A empresa se recupera, mas é novamente abalada pela Quebra de Wall Street em 1929, que reduz o poder de compra do consumidor. Contudo, essa época tem muitos aspectos positivos: a administração da empresa se profissionaliza, a pesquisa é centralizada e produtos pioneiros, como o Nescafé, são lançados.

Destaques

1921 – 1922

Nestlé laboratory in Vevey, Switzerland

A queda dos preços e a grande quantidade de ações disponíveis levam à primeira, e única, perda financeira da Nestlé & Anglo-Swiss em 1921. O banqueiro Louis Dapples é contratado como Gestor de Crises, e encoraja a empresa a contratar gerentes profissionais pela primeira vez. A administração é centralizada, e a área de pesquisa é centralizada em um único laboratório em Vevey, Suíça.


1929

advertising by chocolate company Peter-Cailler-Kohler

A empresa compra a maior empresa de chocolates da Suíça, Peter-Cailler-Kohler, cuja origem data de 1819, quando François Louis Cailler cria uma das primeiras marcas de chocolate daquele país, a Cailler. O chocolate agora é parte integrante dos negócios da Nestlé & Anglo-Swiss.


1934

Milo poster

O achocolatado maltado Milo é lançado na Austrália, e seu sucesso resulta na exportação posterior para outros mercados. A empresa continua a desenvolver alimentos para bebês e crianças neste período, e lança Pelargon em 1934, um leite em pó integral para bebês enriquecido com bactérias do ácido lático para melhorar sua digestibilidade.


1936

chocolate advertising posters

Um mercado competitivo para chocolates na Suíça encoraja Nestlé-Peter-Cailler-Kohler a inovar lançando o chocolate branco Galak, e, no ano seguinte, Rayon, um chocolate aerado com mel. As vitaminas são um diferencial de produtos saudáveis na década de 1930, e a Nestlé lança o suplemento alimentar vitaminado Nestrovit em 1936.


1938

Nescafé

Nescafé é lançado como “extrato de café puro em pó” que retém o sabor natural do café, mas pode ser preparado mediante a simples adição de água quente. O produto é invenção de Max Morgenthaler, que começa a trabalhar nessa ideia em 1929, quando o governo brasileiro solicita à Nestlé & Anglo-Swiss que desenvolva uma solução para o uso da grande quantidade excedente de sua produção de café na ocasião.

Dirigindo durante a tempestade

O início da Segunda Guerra Mundial em 1939 afeta praticamente todos os mercados, mas a Nestlé & Anglo-Swiss continua a operar nessas circunstâncias difíceis, fornecendo tanto para os civis como para as forças armadas. Em 1947, a empresa adiciona as sopas Maggi à sua linha de produtos e adota o nome de Nestlé Alimentana.

Destaques

1939  

world map indicating supply and distribution channels during World War I

Temendo que as potências do Eixo ocupassem a Suíça, a Nestlé & Anglo-Swiss desloca alguns gerentes para um novo escritório em Stamford, EUA, que funciona como a segunda sede da empresa durante a guerra. A luta na Europa impede a Nestlé de exportar leite daquele continente; isso faz com que a empresa forneça leite dos Estados Unidos e Austrália para a África e a Ásia e expanda sua produção na América Latina.


1942 – 1945  

Nestlé advertising on a soldiers canteen

Inicialmente, a Segunda Guerra Mundial reduz as vendas de Nescafé, mas elas aumentam na medida em que as hostilidades continuam: depois da entrada dos Estados Unidos na guerra, a marca ganha rápida popularidade entre os soldados norte-americanos. No final da guerra, Nescafé também é incluído nos suprimentos de emergência da CARE no Japão e na Europa. Nestea é lançado no início da década de 1940.


1947  

Molico advertising

Nestlé & Anglo-Swiss se funde com a empresa suíça Alimentana, que produz as sopas, caldos e temperos Maggi, e a empresa é renomeada Nestlé Alimentana. A história da Alimentana data de 1884, quando Julius Maggi desenvolveu uma sopa desidratada rica em proteínas para combater a desnutrição.

Mais conveniência para o consumidor

O período pós-guerra é marcado por uma crescente prosperidade, e as pessoas nos Estados Unidos e na Europa adquirem máquinas que tornam a vida mais fácil, como refrigeradores e freezers. Também preferem alimentos mais convenientes, e a Nestlé Alimentana atende a essa necessidade com novos produtos que incluem Nesquik e as refeições prontas Maggi.

Destaques

1948

 

1948

Nos Estados Unidos, a Nestlé Alimentana lança o chá solúvel Nestea, que é fabricado usando o mesmo método do Nescafé e pode ser servido quente ou frio. Nesquik, que dissolve facilmente em leite frio, também é lançado nos Estados Unidos, e se torna um campeão de vendas.


1954

1954

O cereal infantil Nestlé, disponível desde 1948 como um produto em pó, é renomeado Cerelac. Originalmente vendido somente em tabletes, a marca de tempero Fondor, da Maggi, é lançada na versão em pó. Apresentada em uma conveniente embalagem que pode ser utilizada também como condimento além do preparo de receitas


1957

A marca Maggi lança o ravioli em lata. Seu grande sucesso faz com que a Nestlé lance mais alimentos preparados em lata, que se tornam um novo segmento de crescimento.

De alimentos congelados a produtos farmacêuticos

Aquisições permitem que a Nestlé entre em novas áreas de crescimento rápido como os alimentos congelados, e expanda seus negócios tradicionais em leite, café e alimentos enlatados. Na década de 1970 a empresa diversifica na área de produtos farmacêuticos e cosméticos. Começa a atrair críticas de grupos ativistas que alegam que seu marketing de alimentos infantis é antiético. Posteriormente, a Nestlé se torna a primeira empresa a aplicar o código da OMS sobre substitutos do leite materno em todos os seus negócios.

Destaques

 

1960

Frisco and Jopa posters

 

Com um número sempre crescente de famílias comprando freezers, a demanda por sorvetes é crescente. A Nestlé compra as marcas alemã Jopa e francesa Heudebert-Gervais para capitalizar esse crescimento, e adiciona a marca suíça Frisco em 1962. A Nestlé adquire, também, a empresa de alimentos enlatados Crosse & Blackwell do Reino Unido.


1962

Findus products

 

A Nestlé compra a marca de alimentos congelados Findus do fabricante sueco Marabou, e aumenta a exposição da marca nos mercados internacionais. A Findus é uma das primeiras marcas a vender alimentos congelados na Europa a partir de 1945.


1968

Produtos lácteos refrigerados são cada vez mais populares, e a Nestlé adquire a Chambourcy, marca francesa de iogurtes. No início da década de 1970, essa marca lança a linha de iogurtes Sveltesse, dirigida aos consumidores preocupados com a saúde e controle de peso.


1969

A Nestlé entra no mercado de águas minerais ao adquirir uma participação na marca francesa Vittel.


1973

Stouffer's advertisement

Para impulsionar seu portfólio de alimentos enlatados e congelados nos mercados anglo-saxões, a Nestlé adquire a Stouffer Corporation, empresa norte-americana de alimentos congelados, e compra a Libby, McNeill & Libby, fabricante de alimentos enlatados em 1976.


1974

Pela primeira vez, a Nestlé diversifica além dos segmentos de alimentos e bebidas, tornando-se acionista minoritário da empresa de cosméticos global L’Oréal.


1977

Renomeada Nestlé S.A., a empresa continua a diversificar sua estratégia, comprando a fabricante norte-americana de produtos oftalmológicos e farmacêuticos Alcon Laboratories. O declínio nos índices de aleitamento materno leva alguns ativistas a questionarem as estratégias de marketing de alimentos para bebês de várias empresas, inclusive a Nestlé. Em 1977, convocam um boicote aos produtos Nestlé.

Voltada para Nutrição, Saúde e Bem-Estar

Após anos de crescimento, a Nestlé se desfaz de marcas pouco lucrativas e promove aquelas que atendem a necessidade crescente dos consumidores por produtos cada vez mais saudáveis em linha com sua aspiração de oferecer “Nutrição, Saúde e Bem-Estar”. A empresa cresce nos Estados Unidos, na Europa Oriental e na Ásia, e almeja a liderança global em águas, sorvetes e alimentação animal.

Destaques

1981

A marca Stouffer lança refeições congeladas Lean Cuisine com baixo teor de gordura e calorias, e apresenta vendas expressivas. A Nestlé e a L’Oréal criam a Galderma como uma joint venture ativa em dermatologia. A Assembleia Mundial da Saúde adota o código da OMS sobre substitutos do leite materno, e a Nestlé é uma das primeiras empresas a desenvolver políticas baseadas nesse código e a aplica-las em todos os seus negócios.


1985

Carnation Company

 

Ao adquirir a Carnation Company dos Estados Unidos por US$ 3 bilhões, a Nestlé adiciona marcas como Carnation e Coffee-Mate ao seu portfólio. Entra, ainda, no negócio de pet food quando compra a marca Friskies.


1986

Nespresso

 

A história da Nespresso começa com uma simples ideia: permitir a qualquer pessoa fazer uma xícara de café espresso perfeita, como um habilidoso barista profissional.


1988

KitKat, Nuts, Smarties

 

A Nestlé compra a empresa de confeitos do Reino Unido, Rowntree Mackintosh, adicionando a seu portfólio as marcas KitKat, After Eight e Smarties. Adquire também o grupo italiano de macarrões, molhos e confeitos Buitoni-Perugina.


1991

A Cereal Partners Worldwide é uma joint venture estabelecida pela Nestlé e a General Mills para produzir e comercializar cereais matinais em todo o mundo. A Nestlé também faz uma joint venture com The Coca-Cola Company para criar a Beverage Partners Worldwice, destinada à fabricação e comercialização de várias marcas, inclusive o Nestea.


1992

Perrier

 

A Nestlé consolida sua posição no mercado de águas minerais mediante a aquisição do Grupo Perrier da França. Nestlé Sources Internationales é criada como um negócio de águas independente em 1993, e renomeado como Nestlé Waters em 2002.


1997

O novo CEO Peter Brabeck-Letmathe vê um potencial de crescimento na nutrição personalizada. Com a aproximação do novo milênio, articula a posição da Nestlé como líder em “Nutrição, Saúde e Bem-Estar”.


1998

1998

A Nestlé adquire o negócio de águas minerais italianas Grupo Sanpellegrino. Nestlé Pure Life é lançada nos países em desenvolvimento para garantir água potável, e Aquarel é lançada na Europa dois anos depois.


2000

farmers

A Iniciativa de Agricultura Sustentável Nestlé (SAIN) é lançada para promover a colaboração com produtores rurais locais. Tem como objetivo melhorar seus padrões de vida e garantir o fornecimento sustentável de commodities.


2001

selection of Nestlé Purina Petcare products

 

Nestlé adquire o negócio de pet food norte-americano Ralston Purina, e realiza sua fusão com a Nestlé Friskies Petcare para criar um novo líder no mercado de petcare, a Nestlé Purina Petcare.


2002

Mövenpick ice cream

 

Depois de expandir seu negócio de sorvetes na década de 1990, a Nestlé adquire os direitos de licenciamento do produtor premium Häagen-Dazs nos Estados Unidos e Canadá, e a Mövenpick e Dreyer’s Grand Ice Cream em 2003. Adquire, ainda, o negócio de alimentos congelados Chef Americapor US$ 2,6 bilhões.

Criando Valor Compartilhado

A Nestlé formaliza a abordagem de Criação de Valor Compartilhado para seus negócios pela primeira vez, e lança os programas Nestlé Cocoa Plan e Nescafé Plan para desenvolver, cada vez mais, cadeias de produção sustentáveis de cacau e café. Enquanto consolida sua posição nos segmentos tradicionais, fórmulas infantis e alimentos congelados, a Nestlé reforça seus esforços na nutrição médica.

Destaques

 

2006

 

Nestlé formaliza e consolida a abordagem de Criação de Valor Compartilhado para seus negócios, de acordo com a qual qualquer ação em benefício dos acionistas também deverá gerar valor para as comunidades em que a empresa opera e a sociedade em geral. Nestlé adquire o negócio de controle de peso Jenny Craig e a empresa australiana de cereais matinais Uncle Toby’s.


2007

Um foco sempre crescente em nutrição médica leva a Nestlé a adquirir a Novartis Medical Nutrition. Compra também a empresa de alimentos infantis Gerber e a empresa suíça de águas minerais Sources Minérales Henniez.


2009

primeiro Fórum de Criação de Valor Compartilhado

 

O primeiro Fórum de Criação de Valor Compartilhado em Nova York reúne experts para discutir os desafios globais nas áreas de nutrição, água e desenvolvimento rural, bem como o papel das empresas na solução dessas questões. O Fórum se torna um evento anual. A Nestlé cria uma divisão de negócios de food service, denominada Nestlé Professional, em 2009.


2010

The Nestlé Cocoa Plan

 

A Nestlé adquire o negócio de pizzas congeladas Kraft Foods. Tanto o programa Nestlé Cocoa Plan quanto o Nescafé Plan são lançados para desenvolver cadeias de produção sustentáveis de cacau e café, melhorar as condições sociais nas comunidades agrícolas e garantir sua rentabilidade.


2011

researchers at work

 

A Nestlé Health Science e o Nestlé Institute of Health Sciences são criados para pesquisar e desenvolver produtos com base nutricional científica destinados a prevenir e tratar problemas crônicos de saúde. A Nestlé se torna a primeira empresa no mundo a trabalhar com a Fair Labor Association (FLA) para ajudar a combater o trabalho infantil na cadeia de produção de cacau.


2012

A Nestlé adquire a Wyeth Nutrition, anteriormente conhecida como Pfizer Nutrition, por US$ 11,9 bilhões, reforçando sua posição na área de nutrição infantil.


2013

Nestlé Health Science adquire Pamlab, uma empresa de alimentos medicinais norte-americana, especializada em nutrição médica para pacientes com condições de saúde que incluem transtorno cognitivo leve e depressão. O negócio de controle de peso Jenny Craig é vendido na América e na Oceania.


2014

woman applying cream

 

Com a criação da Nestlé Skin Health, a Nestlé assume o controle total da joint venture dermatológica Galderma criada com a L’Oréal em 1981. As empresas também terminam a joint venture Innéov, um negócio de suplementos nutricionais cosméticos lançado em 2002. A Galderma, subsequentemente, adquire alguns de seus ativos.


2015

Cailler

 

A Nestlé lança Cailler, a marca mais antiga de chocolate Suíço que ainda sobrevive, como seu primeiro chocolate superpremium global. O negócio de alimentos congelados francês, Davigel, é vendido.


Nestlé Brasil (1921 – Hoje)

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