Back to all stories
3 minutes read

Num cenário em que 60% dos produtores de leite abandonaram os negócios nos últimos 20 anos no Reino Unido, devido a um aumento tímido de menos de dois centavos nas gôndolas dos supermercados, apoiar a indústria de alimentos e bebidas que estão nas mãos de jovens fazendeiros se tornou essencial para manter o mercado vivo e lucrativo.

Nestlé ajuda jovens agroempreendedores para incentivar a indústria láctea no Reino Unido

Mais de 60% dos produtores de leite do Reino Unido deixaram o negócio nos últimos 20 anos.

O programa Next Generation Dairy Leaders (Próxima Geração de Líderes da Indústria Láctea) foi criado para ajudar os jovens agroempreendedores a enfrentar os desafios do seguimento. O programa, desenvolvido pela Nestlé e First Milk, tem como objetivo identificar, estimular e desenvolver a próxima geração de líderes da indústria láctea, com a meta de incentivar esses jovens produtores a desenvolverem pensamento e visão inovadores para moldar a indústria nas próximas décadas.

O programa de dois anos se concentra em um pequeno grupo de jovens fazendeiros extremamente dinâmicos dentro da cooperativa First Milk, cujos rebanhos fornecem leite para as fábricas da Nestlé em Girvan, Escócia, e Dalston, na região da Cúmbria, na Inglaterra.

Apesar das dificuldades enfrentadas na indústria láctea, há quem resista e acredite na carreira. É o caso do fazendeiro britânico George Brown, de 25 anos, que conduz uma fazenda com 400 vacas, responsáveis pela produção de 2 milhões de litros de leite por ano e fornece leite para a fábrica da Nestlé, em Dalston Brown afirma que as habilidades necessárias para se manter na área são muito mais abrangentes do que antigamente e os aspectos técnicos e acadêmicos são fundamentais. “A agricultura mudou e os antigos estereótipos não são mais verdade. Há carreiras fantásticas na agricultura prática.”

O jovem produtor diz também que o programa o ajudou a compreender como seu rebanho pode fornecer um produto da mais alta qualidade sem deixar de ser competitivo. “É muito fácil quando você está na fazenda se sentir sobrecarregado por ter que saber como as vacas estão indo, como a grama está indo, se o sol saiu. O programa ajuda a por tudo em perspectiva e dar uma visão mais positiva. A Nestlé nos ajuda a focar no que podemos fazer para nos beneficiarmos e cortar as ineficiências.”

Jovens Agricultores

Agricultura sustentável

A agricultura mudou, e os antigos estereótipos não são mais verdade. Há carreiras fantásticas na agricultura prática. George Brown, Fazendeiro

O programa faz parte da parceria de longo prazo da Nestlé com a First Milk para melhorar a sustentabilidade das fazendas e desenvolver uma cadeia de fornecimento mais sustentável e eficiente com menos impacto ambiental.

Mike Gallacher, presidente da First Milk afirma que é fundamental que os futuros fazendeiros tenham o melhor treinamento e desenvolvimento possível, para que possam crescer e concorrer em um mercado cada vez global e competitivo no futuro.