Sort by
Sort by

Cacau sustentável nos ovos de Páscoa Nestlé e Garoto: saiba como iniciativa Nestlé Cocoa Plan contribui para uma produção mais consciente

Consumidor declara sustentabilidade como fator de compra, mas na prática prioriza outros fatores, revela pesquisa realizada pela marca

Voltar

São Paulo, março de 2024 – Com uma produção de Páscoa que chegou a 13 milhões de ovos, o equivalente a um aumento de quase 10% frente à produção de 2023, a Nestlé reforçou seu compromisso com a sustentabilidade e garantiu que todo o chocolate utilizado nos ovos para 2024 foi produzido com cacau sustentável adquirido por meio do Programa Nestlé Cocoa Plan.

Em pesquisa recém-lançada pela Nestlé, que ouviu 300 participantes em todo o Brasil para refletir os hábitos de consumo da população brasileira durante a Páscoa, a marca percebeu que o consumidor entende a sustentabilidade na produção dos produtos, como um fator importante no processo de compra, mas que qualidade, preço e marca seguem como pontos mais relevantes no momento de decisão. Apenas 47% dos entrevistados compreendem o processo de produção do chocolate e 75% garantiu pesquisar sobre a origem do cacau presente nos produtos.

Com essa pesquisa conseguimos identificar aqui dentro, que estamos seguindo uma tendência bem forte de mercado com o apoio do Nestlé Cocoa Plan nas fazendas parceiras, com o foco em práticas regenerativas na cadeia do cacau. Com isso, além de entregar produtos com ainda mais qualidade e de forma ética, também levaremos informação aos consumidores, que entenderão a importância de pesquisar a origem do Cacau, para garantir que venha de uma região de preservação e respeito com a matéria-prima e todas as pessoas envolvidas no cultivo”, reforça Mariana Marcussi, Diretora de Chocolates Nestlé.

Ainda dentro da pesquisa, foi possível identificar que 76% dos consumidores dizem que um chocolate produzido de forma sustentável é um motivador para a compra e 58% ainda estariam dispostos a pagar em média 10% a mais por um produto com esse cuidado. A importância do cacau produzido com práticas de agricultura regenerativa ainda é considerada baixa pelos consumidores, mostrando que falta conhecimento sobre o tema para a maioria.

Como funciona o programa Nestlé Cocoa Plan

Em 2010, a Nestlé lançou o Nestlé Cocoa Plan – maior programa de sustentabilidade da cacauicultora no Brasil que trabalha o desenvolvimento social, ambiental e econômico nos estados da Bahia, Pará, Espírito Santo, Rondônia, Tocantins, Pernambuco, Minas Gerais e São Paulo. O programa apoia o aumento da produtividade dos mais de 6.500 produtores parceiros e tem o objetivo de alcançar 100% de cacau sustentável até 2025.  

O programa trabalha em três pilares: Melhores Prática Agrícolas (Better Farming), Vidas Melhores (Better Lives) e Melhor Cacau (Better Cocoa) e desenvolve diversas ações com produtores de cacau, como: treinamentos aos agricultores sobre melhores práticas agrícolas; promoção da igualdade de gênero; orientações relacionadas ao cumprimento das leis e normas ambientais, trabalhistas e de direitos humanos.

Além disso, também oferece assistência técnica em todas as fazendas verificadas como Cocoa Plan e paga um valor adicional pelo cacau sustentável adquirido. Assim, se desenvolve um relacionamento de longo prazo com grupos de agricultores. Hoje, as marcas KitKat, Alpino, Talento, Prestígio, Baton, Passatempo, Nescau, Negresco, Chocolate Dois Frades, Tabletes Garoto e tabletes Nestlé são produzidas com cacau sustentável adquirido por meio do Nestlé Cocoa Plan.

Sobre a Nestlé   
A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de três centros de distribuição e mais de 50 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que traz modernidade ao campo, inclusive na cadeia. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões de gás de efeito estufa, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.  

Sobre a Garoto   
A Chocolates Garoto, localizada em Vila Velha (ES), é uma das 10 maiores fábricas de chocolates do mundo. A empresa conta com um portfólio de mais de 80 produtos. Dentre eles estão caixas de bombons, Tabletes, Ovos de Páscoa e chocolate para uso culinário como coberturas e pó solúvel, que podem ser encontrados em mais de 50 países. Seus maiores sucessos são a Caixa Amarela e os Tabletes Familiares com a marca Garoto; os chocolates Baton e Talento e o bombom Serenata de Amor.  

 
INFORMAÇÃO PARA A IMPRENSA – AGÊNCIA PUB  
[email protected] 
 

X