Nestlé adere ao Movimento #MenteEmFoco

Iniciativa convida empresas a se comprometerem com atitudes concretas para a promoção da saúde mental no ambiente corporativo
Voltar

A Nestlé, reforçando seu compromisso com o tema da saúde mental, formaliza sua adesão ao Movimento #MenteEmFoco. A iniciativa, liderada pela Rede Brasil do Pacto Global, em parceria com InPress Porter Novelli e com a Sociedade Brasileira de Psicologia, convida empresas e organizações brasileiras a reconhecer a importância da saúde mental no ambiente de trabalho e a agir em benefício de seus colaboradores, e da sociedade como um todo, para combater o estigma e o preconceito social ao redor do assunto.

O Movimento nasce como uma forma de encorajar as empresas a trazer a saúde mental para a pauta de decisões, de forma a priorizar o tema, oferecer suporte e acolhimento aos colaboradores, e dar visibilidade a um assunto tão importante para a sociedade.
 
Ao se tornar signatária do #MenteEmFoco, a Nestlé firma os seguintes compromissos:

●    Ter um profissional de referência para aconselhamento e atendimento;
●    Oferecer orientação e manejo de crises;
●    Garantir a avaliação permanente dos colaboradores;
●    Manter gestores engajados, com treinamento para atuar em relação ao tema e orientação sobre as melhores condutas, sendo agentes de transformação e de promoção da segurança psicológica;
●    Criar um programa antiestigma: promover debates abertos e intervenções em grupo com assuntos que busquem reduzir o estigma relacionado ao sofrimento psíquico, inserindo-o como pauta permanente na organização;
●    Promover ações de incentivo à saúde mental: campanhas e iniciativas para incentivar práticas culturais, esportivas, de nutrição, bem-estar, educação, entre outras, a partir de demandas identificadas.

“Lidar de forma consciente com nossa mente é essencial para o bem-estar.  Acreditamos que manter ativa a conversa sobre esse tema contribui muito para que nossos colaboradores tenham um ambiente de trabalho saudável e uma vida em equilíbrio. Por isso, estamos dando mais um passo para fomentar as melhores práticas e também compartilhá-las com o mercado: entramos, como empresa signatária, no Movimento Mente em Foco, com apoio do Pacto Global da ONU e endosso da Sociedade Brasileira de Psicologia. Essa iniciativa vem para abraçar outras já existentes em nossa empresa”, diz Enrique Rueda, VP de Recursos Humanos da Nestlé Brasil.

A Nestlé precisou ser ágil e reinventar seus programas internos de apoio à saúde física e emocional e benefícios oferecidos aos colaboradores, estendidos a seus dependentes, diante do início da pandemia e de suas consequências imediatas, como isolamento social, home office e horários flexíveis para determinadas funções, além de novas rotinas de trabalho, saúde e segurança para toda a equipe. Houve ampliação ou adaptação de alguns programas que já existiam e outros foram criados para que a empresa pudesse assistir seus colaboradores e familiares com programas baseados nos pilares de nutrição, atividade física e saúde mental, com uma série de iniciativas digitais e serviços remotos. Há acompanhamento individualizado e uma rede de apoio permanente formada por médicos, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos.

“A Agenda 2030 da ONU é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade. E as pessoas estão no centro de todas essas ações. São elas que fazem a diferença. Em 2020 fomos atingidos fortemente por uma pandemia terrível, que nos mostrou ainda mais o quanto é fundamental transformar nossa sociedade. Os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) são muito mais do que conceitos, são cada vez mais parte das estratégias de negócios das companhias. E, dentro deles, precisamos cuidar mais e mais das pessoas. Da saúde delas. E a saúde mental é um dos principais pilares dessa estrutura. É por isso que é tão importante termos iniciativas focadas nessa área, como o #MenteEmFoco. Um esforço coletivo, em que contamos com o apoio da nossa rede”, reforça Carlo Pereira, diretor executivo da Rede Brasil do Pacto Global da ONU. 

As empresas que quiserem fazer parte do movimento, podem encontrar mais informações em https://materiais.inpresspni.com.br/movimento-mente-em-foco

Mais informações:
[email protected]