Nestlé: Transparente em seus compromissos

Nestlé: Transparente em seus compromissos

Os esforços da Nestlé para cumprir uma série de objetivos em áreas nas quais a empresa tem compromissos com a sociedade são detalhados em um novo relatório, A Nestlé na Sociedade 2013.

Os 35 compromissos cobrem nutrição, água, desenvolvimento rural, sustentabilidade e compliance.

A Nestlé tem como meta cumprir todos esses compromissos até 2020 ou antes. Dez são novos este ano e seis foram atualizados, com base no feedback dos stakeholders ao longo dos últimos 12 meses.

O relatório destaca a crença fundamental da Nestlé de que, para uma empresa ser bem sucedida a longo prazo e criar valor para os acionistas, também deve criar valor para a sociedade. Os compromissos mostram a nossa determinação para alcançar esse objetivo.

Eles incluem, por exemplo, liderar a indústria em pesquisa em nutrição e saúde e fornecer produtos de boa qualidade nutritiva projetados para crianças.

A visão de longo prazo

"Nós cremos que este relatório 2013 sobre a Criação de Valor Compartilhado na Nestlé representa um avanço significativo em nosso trabalho para nos comunicarmos de forma transparente", disse o presidente da Nestlé, Peter Brabeck-Letmathe.

"Para que uma empresa como a nossa prospere, devemos ter uma visão de longo prazo, enquadrada num sólido conjunto de princípios e valores baseados no respeito", acrescentou. O CEO da Nestlé, Paul Bulcke, disse que espera que o relatório permita aos acionistas e stakeholders comprobar que a empresa é responsável e ofereça orientação e feedback.

"Este é um conjunto de compromissos que olham para o futuro e cobrem cada uma das partes do nosso negócio, proporcionando um sentido claro da direção estratégica na qual estamos caminhando e os padrões com os quais nos comprometemos", disse Bulcke.

"Eles são reais, críveis, e faremos tudo o possível para garantir que eles são alcançáveis, mas sabemos que haverá desafios ao longo do caminho. E também compartilharemos esses desafios com você."

Foco na nutrição

As políticas renovadas da Nestlé para a redução de sal, açúcares e gorduras saturadas, assim como a remoção de gorduras trans provenientes de óleos parcialmente hidrogenados, destacam o compromisso permanente da empresa com a saúde pública global.

A Nestlé está empenhada em reduzir tanto o sódio (sal) quanto os açúcares em seus produtos.

Ao reduzir as gorduras saturadas e remover as gorduras trans provenientes de óleos parcialmente hidrogenados em seus produtos, a Nestlé vai priorizar os produtos consumidos por crianças e famílias, tais como sopas, lanches, pizzas e refeições prontas.

Os investimentos em curso na sua rede de centros de pesquisa e desenvolvimento, e por meio de suas colaborações e parcerias externas, vão ajudar a Nestlé a atingir essas metas e contribuir de forma continua e positiva para as necessidades de nutrição, saúde e bem-estar da sociedade por muito tempo no futuro.

Os novos compromissos adicionados ao relatório deste ano são o resultado de recomendações específicas recebidas no relatório de 2012, durante o envolvimento com os stakeholders.

Cinco cobrem compromissos já existentes da Nestlé (W.A.T.E.R.), dando-lhes maior ênfase e tornando a empresa publicamente responsável por alcançá-los.

Outros compromissos que a empresa assumiu focam nas pessoas – incluindo uma promessa de avaliar e abordar impactos sobre os direitos humanos em suas operações e sua cadeia de suprimentos, para eliminar o trabalho infantil e melhorar o equilíbrio de gênero.

Fatos em destaque

Principais realizações em 2013

• 7.789 produtos foram renovados por considerações nutricionais ou de saúde
• Foram fornecidas mais de 67 bilhões de porções de produtos fortificados. • O material de embalagem foi reduzido em 66.594 toneladas, economizando 158 milhões de CHF
• A utilização total de água foi reduzida em 33% por tonelada de produto desde 2005
• 300.000 agricultores foram treinados por meio de programas de capacitação
• Foi alcançada uma redução absoluta das emissões diretas de GEE de 7,4% desde 2005.

Compromissos W.A.T.E.R.

• Trabalhar para alcançar a eficiência no uso da água em todas as nossas operações
• Defender políticas eficazes de administração da água
• Tratar a água que descartamos de forma eficiente
• Gerar envolvimento com os fornecedores, especialmente os da agricultura
• Sensibilizar as pessoas sobre o acesso à água e sua conservação

Reconhecimentos externos

• Número um no ranking Behind the Brands 2013, da ONG Oxfam.
• Classificada como uma das 3 principais fabricantes globais de alimentos e bebidas no Access to Nutrition Index
• Lidera seu setor no Dow Jones Sustainability Index 2013
• Continua a ser a única fabricante de fórmulas infantis incluída no índice de investimento responsável do FTSE
• Alcançou a pontuação máxima no CDP Climate Performance Leadership Index