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Abordar a pegada de carbono do website corporativo da Nestlé

As alterações climáticas são um dos maiores desafios da sociedade. São também um dos maiores riscos para o futuro do nosso negócio. Estamos a trabalhar para atingir a neutralidade carbónica nos nossos negócios e cadeias de abastecimento.


Porque é que nos preocupamos em melhorar a eficiência do ecossistema digital da Nestlé?

Para alojar os nossos websites, a Nestlé utiliza servidores que consomem energia para funcionar e fornecer aos utilizadores acesso a imagens, vídeos e texto. Também é necessária energia para ver e transferir conteúdos.

A utilização de dispositivos para aceder à Internet é uma atividade tão comum que muitos de nós não pensamos no facto de gerar emissões de gases com efeito de estufa. Com mais de 70 websites corporativos, as alterações que fazemos para melhorar a eficiência energética dos nossos ativos digitais podem ajudar a reduzir as emissões.


Que melhorias estamos a introduzir nos websites corporativos da Nestlé?

Trabalhamos desde 2021 para garantir que quaisquer melhorias nos websites corporativos da Nestlé utilizam princípios que têm em conta a respetiva pegada de carbono, nomeadamente:

Desempenho melhorado

Para melhorar o desempenho dos nossos websites, estamos a implementar estratégias de armazenamento temporário (cache) eficazes e a melhorar a velocidade das páginas. Isto traduz-se na redução do tamanho das nossas imagens e ficheiros PDF, reduzindo assim o tempo de carregamento das páginas e o consumo de energia necessário. Ao mesmo tempo, garantimos que as imagens e os vídeos utilizados nos nossos websites estão alinhados com as mensagens da página e servem a um propósito. Pretendemos proporcionar aos utilizadores uma experiência de navegação mais rápida e sem falhas, otimizando o consumo de energia ao longo do processo.

Estrutura e jornada do utilizador

Renovamos regularmente as diferentes secções dos websites corporativos da Nestlé para tornar a navegação mais intuitiva e eficiente para o utilizador. Estamos a simplificar a navegação, criando melhores ligações internas, e a melhorar a nossa funcionalidade de pesquisa interna e os filtros. Todas estas ações ajudam o nosso público a encontrar rapidamente a informação que procura, diminuindo assim o tempo no website e, em última análise, reduzindo o consumo de energia. 

Otimização de conteúdos

Analisamos regularmente as informações disponíveis no nosso site para identificar novas formas de melhorar o nosso conteúdo. Por exemplo, o conteúdo pode ser encontrado mais facilmente num motor de busca ao adicionar as palavras-chave relevantes que os nossos utilizadores procuram. Se o nosso público demorar menos a pesquisar, será necessária menos energia.

Tema escuro

O modo escuro oferece aos utilizadores a flexibilidade de escolher entre temas claros e escuros. A utilização do tema "escuro" permite aos utilizadores reduzir o consumo de energia em dispositivos com ecrãs OLED ou AMOLED. O tema escuro é também mais acessível e oferece a muitos utilizadores uma experiência de navegação melhorada.

Avaliação

Estamos a trabalhar num modelo de avaliação para calcular com precisão a nossa pegada de carbono em todo o ecossistema digital da Nestlé. Estamos a desenvolver uma abordagem sólida que engloba vários aspetos, incluindo alojamento, design e parceiros de desenvolvimento. Pretendemos ter uma compreensão abrangente do nosso impacto e da forma como as várias ações acima descritas nos podem ajudar.


Irá afetar a forma como os nossos públicos utilizam os nossos websites?

As alterações que estamos a fazer para reduzir a nossa pegada de carbono digital terão um impacto positivo na otimização do motor de busca (SEO), na acessibilidade e na simplificação da jornada de navegação do utilizador, pelo que, de um modo geral, deverão melhorar a experiência do utilizador, bem como o consumo de energia.

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