NESCAU® conquista prêmio inédito no Cannes Lions com filme “Meninas Fortes”

Primeiro case brasileiro premiado na categoria ‘Glass’, o filme criado pela Ogilvy Brasil mostra como o esporte pode empoderar meninas e fortalecer sua confiança

To Press Releases listjun 26, 2017

 

NESCAU®, por meio de sua campanha “Meninas Fortes”, criada pela Ogilvy Brasil, recebeu reconhecimento inédito no 64º Cannes Lions 2017, o maior evento de premiação internacional de criatividade. Pela primeira vez na história da marca, NESCAU® conquista um Leão, de Bronze, no Festival. A categoria ‘Glass: The Lion for Change’, a qual o filme foi indicado, foi criada na edição de 2015 e engloba trabalhos e ideias focados na conscientização da sociedade sobre desigualdade e injustiça de gênero. O case de NESCAU® é o primeiro vencedor brasileiro da categoria, que contemplava apenas mais um trabalho nacional entre os finalistas deste ano.


A ideia central da premiada campanha “Meninas Fortes” é convidar as pessoas a refletirem sobre a importância do esporte no desenvolvimento das meninas e seu papel na preparação para os desafios da vida adulta. O objetivo do filme é mostrar que o esporte transforma meninas em mulheres fortes e confiantes, assim como os homens. 

Criada pela Ogilvy Brasil, o filme de 1’30’’ foi veiculado nas plataformas digitais de NESCAU®, intercalando diversas histórias que são sempre mostradas em dois momentos – o presente, sendo a mulher numa situação que exige firmeza e coragem, e o passado, como uma lembrança de sua infância ou adolescência. Em ambas as situações, a personagem se vê prestes a encarar o que considera o seu grande desafio. E, para superá-lo, ela ampara-se no poder do esporte diante dessas tensões.


O ponto de partida para a campanha foi a pesquisa exclusiva desenvolvida pelo Studio Ideias para a marca NESCAU® em parceria com a 65/10, consultoria especializada em comunicação com mulheres. Neste estudo, identificaram-se os impactos e significados do movimento na vida de crianças de 8 a 12 anos. Entre as descobertas, o estudo mostrou que o número de meninas que praticam esportes na rua (59%) é menor do que o de meninos (69%) na mesma idade, principalmente pela preocupação com a segurança. 

“O reconhecimento de ‘Meninas Fortes’ no 64º Cannes Lions reforça a importância do esporte na conscientização social sobre a importância da igualdade de gêneros. NESCAU® acredita no poder e nos ensinamentos do esporte para construir a confiança nas crianças e para que elas enfrentem os desafios da vida adulta. Além disso, a marca apoia a igualdade de oportunidades e incentivos entre meninos e meninas. Por isso, a marca NESCAU® atua de forma consistente na sociedade por meio do esporte como ferramenta de transformação e desenvolvimento social na vida de crianças e adolescentes”, afirma Fabiana Fairbanks, Diretora da unidade de Bebidas da Nestlé.


NESCAU® e o esporte
NESCAU® possui um longo histórico de apoio à prática de exercícios físicos e atividades coletivas, destacando a importância do esporte como ferramenta fundamental para fortalecer a autoconfiança de crianças e adolescentes, além de estimular o convívio social e a interação, provocando o espírito de coletividade. 

As primeiras iniciativas da marca neste universo começaram ainda na década de 60, com o patrocínio às competições de ciclismo. Posteriormente, nos anos 80 e 90, NESCAU® também apoiou grandes eventos de esportes radicais, incluindo surfe, wakeboard e skate. Mais recentemente, NESCAU® patrocinou a Liga de Basquete 3x3, em parceria com a Associação Nacional de Basquete 3x3 (ANB3x3). Em 2014, a marca atingiu um marco inédito ao impactar mais de 33 mil estudantes com o apoio à realização de torneios intercolegiais em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife. Em 2015 e 2016, NESCAU® organizou uma competição independente, a Copa NESCAU®, que reuniu mais de milhares de estudantes da rede pública e privada da cidade de São Paulo (SP). A marca organiza também o projeto JOGADEIRA, com o objetivo de incentivar a ocupação de espaços públicos para a prática de brincadeiras relacionadas ao esporte (Jogar + Brincadeira = JOGADEIRA) para que as crianças insiram mais atividades físicas na sua rotina e resgatem a diversão por meio da prática esportiva;

FICHA TÉCNICA:
Agência: Ogilvy Brasil 
Título:  Meninas Fortes
Duração: 1’30’’
Produto: Nescau
Cliente: Nestlé do Brasil
VP Nacional de Criação: Claudio Lima
Diretor de Criação:  Marcio Fritzen
Diretor de Arte: Teco Cipriano
Redator: Vinicius Fernandes
Planejamento: Daniel De Tomazo, Thais Frazão, Thiago Krafzik
Mídia: Antonio Ferreira, João Kalil, Tatiana Silva, Jessica Donoso, Vinicius Bloisi
Produtores em RTVC:  Rafael Rosi, Cecília Taioli, Lais Pereira,
Atendimento: Regina Madeira, Carina Moubazbaz, Deborah Lederman
Aprovação Cliente: Fabiana Fairbanks, Monica Lopes, Rafael Souza, Rodrigo Demarchi, Abner Bezerra, Thais Papa

FACEBOOK
Head of Creative Shop, Brazil, Creative Strategist:  Mauro Cavalletti
Latam Director, Creative Shop, Creative Strategist: Rapha Vasconcellos
Chief Creative Officer, Creative Strategist: Mark D’Arcy
Creative Strategist: Daniel Bottas 
Measurement Partner: Adriana Baccarat
Client Solutions Manager, Media Strategist: Roberta Principe
Client Partner, Client Services: Gustavo Dallaqua

PRODUÇÃO FILME
Produtora: Corazon Filmes
Diretor de cena: Rafael Kent
Diretor Executivo: Igor Ferreira
Diretor de Fotografia: Juliano Lopes
Assistente de direção: Nicollas Bruno de Matteis
Producer / Atendimento: Marcia Branco
Assistente de Atendimento: Marcela Bortolai
Coordenadora de Produção: Juliana Sigolo
Assistente de Coordenação: Natália Cardoso
Diretor de Produção: Daniel Lombardi
Coordenador de Pós: Mario Ubirajara
Finalizador: Tiago Ferracini
Montador: Tiago Ferracini
Pós Produção: Warriors VFX
Diretor de Arte: Ana Amélia Medeiros Henriques
Produtora de Objeto/ Arte: Samir Scherer
Produtora de Elenco: Fabiane Freitas
Produtor de locação: Bruno Palaoro
Produtora de figurino: Carol Wendy Thompson Aldunate

PRODUÇÃO ÁUDIO
Produtora de som:  Big Foote Music+Sound
Atendimento: Xanna D’aguiar
Produção / SFX / mixagem: Chris Jordão, Gabriel Soster e Equipe Big Foote
Música: Seth Glier


Sobre NESCAU®
Criada no Brasil em 1932, a marca trouxe para o consumidor brasileiro o inconfundível sabor de chocolate que faz de NESCAU® uma referência no mercado nacional. NESCAU® é fortificado com Activ-Go, uma combinação de Vitaminas, Ferro e Cálcio, ideal para começar o dia com nutrientes importantes para uma alimentação equilibrada. Com um longo histórico de apoio ao esporte, a marca procura estimular o movimento e a prática esportiva, aliados a uma alimentação balanceada, para o desenvolvimento adequado de jovens e crianças. NESCAU® é sucesso absoluto desde seu lançamento e atualmente é líder em vendas no segmento de achocolatado em pó, com presença em mais de 65% dos lares brasileiros, além de atuar em diversas categorias de produtos, como cereais matinais, biscoitos e bebidas lácteas.

Sobre a Nestlé
É a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo. Está presente em 189 países e seus 328 mil colaboradores estão comprometidos com o propósito da Nestlé de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável. A Nestlé oferece um amplo portfólio de produtos e serviços para cada etapa de vida das pessoas e de seus animais de estimação. Suas mais de 2000 marcas variam dos ícones globais, como Nescafé ou Nespresso aos favoritos locais como Ninho. O desempenho da empresa é impulsionado por sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-Estar.  Sua Sede fica na cidade suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça. A empresa tem 31 unidades industriais, localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega mais de 22 mil colaboradores diretos e gera outros 200 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1.000 itens. A atuação da Nestlé Brasil abrange 15 segmentos de mercado e suas empresas coligadas estão presentes em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.