Nestlé Professional capacita jovens aprendizes para a culinária

Programa Jovem Aprendiz da Cozinha do Brasil proporciona experiência com o chef Laurent Suaudeau e a oportunidade de conquistar vagas em sua escola

São Paulo, agosto de 2015 – Uma iniciativa de Nestlé Professional, divisão de food service da Nestlé, abrirá as portas para a qualificação e crescimento profissional de jovens apaixonados por culinária. O programa Jovem Aprendiz da Cozinha do Brasil, uma extensão do Young Culinary Talents (YOCUTA), desenvolvido pela empresa em outros países da América Latina, oferecerá a estudantes, de até 26 anos e com recursos limitados, treinamentos que incluem orientação para buscar o primeiro emprego; noções de nutrição; uso profissional de produtos para alimentação fora do lar, além da interação com o chef Laurent Suaudeau, criador da Escola de Art Culinária Laurent e atualmente responsável pela cozinha do restaurante KAA, em São Paulo.

“Queremos compartilhar conhecimento com os jovens que serão os futuros chefs em nosso país, afinal, Nestlé Professional tem a missão de desenvolver oportunidades e oferecer expertise ao mercado de alimentação fora do lar”, comenta Marcelo Citrângulo, country manager de Nestlé Professional no Brasil. Em todos os países onde atua, a Nestlé tem como compromisso contribuir para a empregabilidade dos jovens, com base no conceito da Criação de Valor Compartilhado, plataforma de responsabilidade socioambiental que guia a atuação da companhia e busca gerar valor para toda a sociedade. “Fomentar o segmento gastronômico e de alimentação fora do lar por meio da capacitação de jovens é também a nossa maneira de fazer negócios. Somos comprometidos com a empregabilidade das futuras gerações”, afirma Citrângulo.

Cinquenta jovens aprendizes de cozinha do SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), da ONG paulistana Casa do Zezinho, e do projeto Bom Prato, do Governo do Estado de São Paulo, participam da capacitação. As oficinas acontecem na Sede da Nestlé, em São Paulo, e têm a duração de dois dias, com atividades que vão desde dicas sobre como elaborar um currículo e se preparar para uma entrevista, até as práticas de cozinha profissional.

Ao final, os alunos passam por uma avaliação teórica, com base nos temas das aulas. Os 10 melhores avaliados são direcionados para uma capacitação de cinco meses na Escola da Arte Culinária Laurent, onde aprenderão técnicas de pré-preparo, cortes, cocção, operação de equipamentos, finalização e apresentação. Depois deste período, eles testam o aprendizado apresentando um menu completo a um grupo de chefs. O Instituto será ainda responsável por encaminhar os jovens para estágios de um ano em grandes restaurantes de São Paulo.

“O YOCUTA é uma iniciativa de Nestlé Professional para toda a América Latina e está presente em países como Colômbia, Chile, Peru, México, Equador, Panamá, Venezuela, Argentina e República Dominicana. Estamos muito felizes por inicia-lo agora no Brasil com este programa Jovem Aprendiz da Cozinha do Brasil”, afirma Christof Leuenberger, Head de Nestlé Professional LATAM Leuenberger.

Sobre a Nestlé Professional – Criada para atender ao mercado de alimentação fora do lar, Nestlé Professional possui consistente experiência culinária e a maior rede de Pesquisas & Desenvolvimento da indústria de alimentos e bebidas do mundo. No Brasil, atua desde 1976. A área tem como objetivo entregar soluções culinárias de qualidade que gerem padronização e mais eficiência na cozinha, além de se posicionar como parceira comercial e gastronômica de restaurantes, rotisseries, padarias, lojas de conveniência, além de pontos localizados em hospitais e empresas.

Nestlé Professional oferece expertise no desenvolvimento de oportunidades rentáveis e inovadoras, sempre atenta ao perfil do estabelecimento e comprometida com os conceitos de Nutrição, Saúde e Bem-Estar. Possui um grupo de consultores gastronômicos que desenvolve, em parceria com os clientes, receitas adequadas a cada canal de vendas a fim de melhor capitalizar as tendências do mercado. Isso inclui treinamento com chefs de cozinha experientes para auxiliar na elaboração de cardápios, no compartilhamento de técnicas para evitar o desperdício e em práticas de melhor armazenamento de alimentos.

A Nestlé e os Jovens – Referência em Recursos Humanos, a Nestlé trabalha constantemente para a inclusão dos jovens no mercado de trabalho, estimulando da formação técnica a habilidades de liderança. No Brasil, desenvolve uma série de programas com foco no desenvolvimento dos jovens. Entre eles: Programa Jovem Aprendiz; Programa de Estágio (jovens do ensino técnico e universitário); Trainee para recém-formados, além de outras iniciativas como o Programa Jovens Nutricionistas, que utiliza a expertise da empresa em Nutrição, Saúde e Bem-Estar para atender às necessidades de estudantes. Com esse programa, eles são capacitados para desenvolver seus conhecimentos em hospitais e instituições de saúde. Mais recentemente lançou mundialmente o programa Nestlé Youth, no Brasil denominado Nestlé Nutrindo os Sonhos dos Jovens, buscando aprimorar a capacitação oferecida a Jovens Aprendizes, para que possam ter mais oportunidades de inserção no mercado de trabalho.

Sobre a Nestlé – É a maior empresa mundial de nutrição, saúde e bem-estar, com operações em 194 países e fábricas em 86 países. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça por milhões de consumidores. A atuação da Nestlé no Brasil abrange segmentos de mercado achocolatados, biscoitos, cafés, cereais, cereais matinais, águas, chocolates, culinários, lácteos, refrigerados, sorvetes, nutrição infantil (fórmulas infantis, cereais infantis e papinhas prontas para o consumo), nutrição clínica, produtos à base de soja, alimentos para animais de estimação e serviços para empresas e profissionais da área de alimentação fora do lar. Atualmente, a rede de distribuição dos produtos cobre mais de 1.600 municípios dos mais diversos tamanhos. A Nestlé Brasil e suas empresas coligadas estão presentes em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel. A empresa tem 31 unidades industriais, localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega mais de 21 mil colaboradores diretos e gera outros 220 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1.000 itens.